top of page

O que Representa Cada Cor em um Mapa de Risco?

Um mapa de risco é uma representação gráfica que refere-se aos perigos presentes em ambientes de trabalho, capazes, muitas vezes, de acarretar prejuízos à saúde do profissional. Tais fatores são oriundos nos inúmeros elementos do desenvolvimento do trabalho (equipamentos, materiais, suprimentos, instalações e espaços de trabalho) e do processo organizacional (ritmo, arranjo físico, método, postura, turnos, jornada, treinamento, etc.).

O principal objetivo do mapa é identificar locais e situações potencialmente perigosos. O ideal é que os próprios funcionários apontem os principais problemas de seus respectivos ambientes de trabalho. Assim, exatamente no local indicado (um equipamento, por exemplo), deve ser instalado o círculo no tamanho previamente definido e avaliado pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Mas o que significa cada cor em um Mapa de Risco?

Graficamente, o mapa de risco é apresentado através de círculos de cores distintas. O tamanho define a gravidade dos riscos (pequena, média, grande) e as cores (marrom, verde, vermelho, azul e amarelo) classifica os tipos (biológico, físico, químico, mecânico e ergonômico).

E como o foco do nosso post é saber quais cores correspondem a determinado risco, vamos atentar a tabela abaixo:

Tipos de Riscos

 

          Os riscos estão presentes nos locais de trabalho e em todas as demais atividades humanas, comprometendo a segurança das pessoas e a produtividade da empresa. Esses riscos podem afetar o trabalhador a curto, médio e longo prazos, provocando acidentes com lesões imediatas e/ou doenças chamadas profissionais ou do trabalho, que se equiparam a acidentes de trabalho.

Sem título.png
bottom of page