top of page

Atualização Profissional em Biossegurança

O significado de Bio vem do grego bios que significa vida, e segurança se refere à qualidade de ser ou estar seguro, protegido, preservado, livre de risco ou perigo. A biossegurança é exatamente isto. A condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a reduzir, controlar e prevenir riscos presentes em atividades que possam comprometer a saúde humana, vegetal e o ambiente. 

Por isso, os profissionais que atuam nessa área necessitam receber treinamento adequado e atualizações sobre as técnicas que devem ser adotadas para manter o ambiente seguro. É importante destacar que, mesmo com tantos cuidados, tecnologias, padrões e regulamentação, a maioria dos incidentes em laboratórios ocorre pelo comportamento inadequado dos profissionais. Por esse motivo, a atualização profissional em biossegurança é tão necessária. Ela diminui as chances de maus hábitos dentro do ambiente de trabalho. Hábitos esses, que podem colocar a segurança do paciente e do profissional em risco.

Como foi o caso do Hospital em que Ignaz  Semmelwis, medico em Viena, trabalhava. Nele haviam duas maternidades. Por alguma razão misteriosa, o número de mães que morriam na primeira maternidade era muito maior do que na segunda. Na primeira, trabalhavam os que estudavam medicina. Na segunda, trabalhavam os que faziam um curso só para realizar partos. Mas por que o número de mortes em cada maternidade era tão diferente? 


No início de 1847, um amigo de Ignaz, chamado Jakob Kolletschka, morreu por causa de uma infecção generalizada. Ele se machucou enquanto examinava um cadáver e foi contaminado. Ignaz leu o relatório da causa da morte do seu amigo. Alguns dos resultados eram idênticos aos das mulheres que morriam de febre do pós-parto. Assim, Ignaz percebeu que talvez fosse algum tipo de contaminação que vinha dos  cadáveres. Os médicos e estudantes de medicina muitas vezes mexiam com cadáveres antes de examinar as mulheres grávidas ou de auxiliar as que estavam em trabalho de parto. Sem saber, eles estavam transmitindo a doença àquelas mulheres. 

Ignaz imediatamente deu instruções a todos. Médicos e estudantes deviam lavar as mãos com uma solução de hipoclorito de cálcio antes de examinar as mulheres grávidas. Os resultados foram incríveis. O número de mortes caiu muito. Em abril, de cada 100 mulheres que davam à luz, umas 18 morriam. No fim do ano, esse número caiu para menos de 1.

O ato de lavar as mãos com hipoclorito foi uma técnica de biossegurança antes mesmo da medicina aplicar as normas de fato. Uma demonstração de que as boas maneiras dentro do ambiente hospitalar, clínico e laboratorial, são determinantes à vida. Atualmente, nós que fazemos a Biomedic, oferecemos o serviço de atualização profissional em biossegurança e manuais de biossegurança, para o melhor funcionamento do seu ambiente de trabalho e proteção dos seus pacientes. Para saber mais, entre em contato conosco!

bottom of page