top of page

Por que utilizar EPI's?

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são fundamentais para proteger a saúde e integridade física do trabalhador, porém, mesmo com toda proteção oferecida muitas vezes o trabalhador não quer usá-los e usa apenas para não levar bronca do chefe, por isso, frequentemente, acaba não usando da forma correta.


Alguns exemplos de equipamentos de proteção individual são: aventais, jalecos, luvas, máscaras, óculos de proteção, tocas, capacetes de segurança e protetor auricular.


O EPI usado corretamente proporciona proteção ao trabalhador através do controle da exposição ao risco. Vejamos o exemplo das luvas, elas impedem que ao manipularmos amostras biológicas, entremos em contato com algum patógeno desconhecido, e assim, evita os danos à saúde do mesmo. Assim como os outros EPI’s, o risco do derramamento de uma amostra biológica não é impedido, mas garante a proteção do trabalhador em não se contaminar.


Usar EPI é importante para o seu desenvolvimento profissional. Quando o trabalhador usa EPI ele mostra para a empresa sem dizer uma palavra que é uma pessoa comprometida com o regulamento interno da empresa. Isso faz com que seja bem visto pelos superiores e isso aumenta as chances de uma promoção interna.


Pela legislação vigente, as empresas são obrigadas a disponibilizar de forma gratuita os EPI's para seus funcionários e tais equipamentos devem possuir o CA (Certificado de Aprovação) que confirma a sua resistência e qualidade. É obrigação tanto do empregador (fornecer) quanto do empregado (utilizar) os equipamentos. A sua utilização torna o ambiente de trabalho mais seguro e saudável, evitando situações de perigo que possam colocar os empregados e empregadores em risco.


O EPI não substitui os demais cuidados do trabalhador no ambiente de trabalho, ele é só um complemento dos cuidados, e deve ser levado a sério! 


Lembre-se: o incômodo causado pelo EPI é passageiro, mas as sequelas de um acidente ou doença, podem não ser…

bottom of page