O que é cronobiologia?
Cronobiologia é uma ciência que estuda os ritmos dos seres vivos e como eles estão relacionados aos seus hábitos que se repetem ao longo do dia. Variações do ritmo cardíaco, da temperatura corporal e a liberação de hormônios são exemplos desses ritmos, conhecidos como ritmos biológicos, e são regulados por fatores ambientais externos, como a luz, que determina o ciclo sono/vigília.
O estudo desses padrões cíclicos e de suas alterações tem sido muito importante tanto para entender como funciona a fisiologia do organismo humano, e de outros seres, para entender nossa rotina de atividades e nosso sono, bem como os distúrbios a este relacionados. A partir desse entendimento estratégias são elaboradas para melhorar a nossa saúde. Sabemos que uma boa noite de sono é essencial, que o trabalho em turno afeta nosso ritmo, e também conhecemos o famoso jet-leg social (grandes diferenças entre o horário de sono do fim de semana e o dos dias de trabalho), e tudo isso é interesse de estudo da cronobiologia.
Agora, você sabe sabia que nossas preferências por horário de sono e atividades também são reguladas pelo nosso ritmo biológico? Sim, é verdade. E essa preferência é o nosso cronotipo. Existem pessoas que acordam cedinho e chegam com toda energia no trabalho, são pessoas com cronotipo matutino. Outras odeiam acordar cedo e rendem mais ao final do dia, geralmente dormem bem tarde, são pessoas vespertinas. A maioria das pessoas, no entanto, estão na zona intermediária, e possuem horários intermediários de preferências para suas atividades. Por fim, há um quarto cronotipo, o biomodal, que é basicamente um indivíduo que responde a horários matutinos para algumas atividades, e para outras prefere horários mais vespertinos.
Então já sabem, nada de achar que o outro tem preguiça de acordar cedo, ou que troca o dia pela noite e prefere os agitos da noitada. Cada indivíduo possui preferências e necessidades diferentes quanto a horas de sono e períodos de melhor desempenho, e isso já é comprovado pela ciência. Cuidem do seu sono e respeitem suas necessidades. Viva a cronobio!