top of page

Tempo de Jejum: Por que ele existe?

O jejum acontece quando precisamos nos privar de fazer algumas refeições por um determinado período de tempo.  Estranho pensar que passar horas sem nos alimentarmos pode trazer algo de bom, entretanto, as finalidades do tempo de jejum são diversas e podem sim nos proporcionar benefícios. Aqui iremos abordar o tempo de jejum para fins medicinais e qual a real necessidade do jejum para alguns exames.

            Para que tenhamos resultados precisos e um bom diagnostico em alguns exames, é de extrema importância a realização de jejum. O tempo de jejum pode durar até 12 horas, logo, esse tempo varia de acordo com o que vai ser avaliado. Uma vez que alguns exames avaliam as substâncias do metabolismo energético é necessário que o paciente esteja em jejum pois os alimentos ingeridos influenciam nos níveis dessas substâncias podendo assim gerar falsos resultados.

            Alguns exemplos de exames que precisam desse tempo são quando precisamos avaliar a Glicemia (8 horas de jejum para pacientes adultos e 3 horas para crianças), Colesterol total e frações (não é obrigatório, porém são necessárias 12 horas para bons resultados), Albumina (3 horas de jejum), entre outros exames.

            Além de ser importante para a realização de diagnósticos, o jejum ajuda a melhorar a saúde física, mental e a função cerebral (aumento da proteína fator neurotrófico derivado do cérebro), podendo "limpar" o organismo, melhora a sensibilidade à insulina, a perda de peso, ajuda na eficiência do sistema imunológico (redução de radicais livres) entre diversos outros benefícios. Embora o jejum tenha sim os seus pontos positivos é sempre importante consultarmos um médico ou nutricionista para que possa auxiliar de forma correta.

bottom of page