top of page

Qual o uso correto das máscaras?

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são fundamentais para garantir a proteção do trabalhador ou, ao menos, minimizar os possíveis danos que podem ocorrer no ambiente laboral.

No caso dos profissionais relacionados com o campo da saúde, como por exemplo biomédicos, é fundamental o uso de certos EPIs, com intuito de proteger a saúde e assegurar a integridade física deles.

Um desses elementos é máscara cirúrgica. No entanto, pelo provável não conhecimento acerca das boas práticas de biossegurança, alguns profissionais não utilizam a máscara de forma correta.

O uso adequado desse EPI é com a parte dura dobrável posicionada abaixo dos olhos e acima do nariz. E, a outra região deve cobrir a boca e o queixo. Além disso, existem máscaras com diferentes tiras. A tradicional é com as tiras fixas de elástico. É primordial que, ao colocar ao redor das orelhas, não cruze cada tira formando um “X”. Essa forma de utilização, permite uma abertura nas laterais da máscara, que pode levar a entrada de possíveis partículas do ambiente externo. Além da tira metálica que deve estar posicionada de modo que se adeque ao formato do seu nariz.

Dessa forma, o profissional sempre deve estar atualizado sobre as normas relativas à biossegurança. Tendo em vista que, aspectos simples como o uso não correto da máscara cirúrgica podem levar a contaminação tanto do trabalhador para outras pessoas ao seu redor quanto delas para ele.

bottom of page